Textos

“Introdução” a O Sorriso do Buda

(Lisboa, Editora 20/20, 2020)

“A nossa intenção é contribuir, minimamente que seja, para uma melhor compreensão da visão e das ideias budistas sobre questões fundamentais, que a todos os seres humanos dizem respeito. Constatando que em Portugal escasseiam estudos deste teor, move-nos ainda a aspiração a contribuir para que, numa nação e numa cultura que teve contactos históricos pioneiros com as culturas orientais e budistas, se reduza a imensa distância e atraso em que hoje estamos relativamente aos estudos do pensamento oriental e budista noutras nações da Europa”

“Introdução” a Presença Ausente. A Saudade no Pensamento e na Cultura Portugueses / Nova Teoria da Saudade

(Lisboa, Âncora Editora, 2019)

“Este é um livro sobre aquele sentimento, difícil de expressar, mas que todos nós experienciamos, mais ou menos intensamente, nalguns momentos das nossas vidas ou mesmo ao longo de toda a nossa existência: saudade. Tem duas partes, que na verdade correspondem a dois livros num só. Na primeira expõe-se e interpreta-se a presença deste sentimento em muitas obras da cultura e do pensamento portugueses, desde os Cancioneiros medievais até à actualidade. Na segunda, apresenta-se uma nova teoria acerca da natureza profunda deste sentimento, defendendo-se a sua universalidade e centralidade, não só no íntimo da experiência humana, mas em todo o ser dotado de consciência e sensibilidade e mesmo em todo o cosmos”

“Introdução” a Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas. Estudos e ensaios sobre espiritualidade, religião, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso.

(Lisboa, Âncora Editora, 2018)

“Reunimos aqui um conjunto de estudos e ensaios filosóficos sobre espiritualidade, religião, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso, com destaque para alguns cruzamentos entre Oriente e Ocidente e particularmente entre budismo e cristianismo. Estes textos foram redigidos entre 2005 e 2017, estando alguns inéditos e tendo sido outros publicados dispersamente em lugares de difícil acesso, mas todos foram revistos e reescritos para integrar este livro. Eles reflectem a nossa investigação, docência e investimento pessoal, teórico e prático, nestas áreas da experiência humana, cuja actualidade e interesse nos parecem em franco crescimento”